ACC, ASSOCIAÇÃO CONSTRUINDO COMUNIDADES, UMA ORGANIZAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS QUE LUTA NO SUL DE ANGOLA


DSC05070

01.09.2016

ACC, ASSOCIAÇÃO CONSTRUINDO COMUNIDADES, UMA ORGANIZAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS QUE LUTA NO SUL DE ANGOLA

Aquando da nossa visita à Huila e ao Cunene, pudemos conversar com a Cecília Cassapi,Coordenadora de Projectos da ACC para dar a conhecer as actividades que esta organização da sociedade civil desenvolve no sul de Angola.

A ACC foi fundada em 2003 e é uma organização cristã, apartidária, com a missão de trabalhar com as instituições do Estado, da sociedade civil e com os excluídos com a visão de se ter uma sociedade inclusiva, com cultura de Direitos Humanos, com a prática do exercício da cidadania, onde os recursos possam ser distribuídos de forma justa. Têm desenvolvido a advocacia social, a advocacía jurídica, a formação para a cultura dos Direitos Humanos, o exercício da cidadania, a defesa dos recursos locais, como a terra no sentido de beneficiar as pessoas que lá vivam.

“Sonhar com esse mundo justo, com uma sociedade justa, não é de pé prá mão, é uma construção. E sendo uma construção, as equipas da ACC têm enfrentado muito desafio em pôr em prática a sua missão e visão”, esclareceu Cecília Cassapi.

Esta organização, de âmbito nacional, tem também o Estatuto de Observador da Comissão Africana dos Direitos do Homem e dos Povos e é membro do Grupo de Trabalho de Monitoria dos Direitos Humanos (GTMDH), estando a liderar o grupo de trabalhos que acompanha o caso de conflitos de terras no Curoca, província do Cunene.

Acompanhe os esclarecimentos de Cecília Cassapi.

Vídeo de Domingos Mário

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.