A diocese de Benguela na pessoa do padre Paulino Koteka, membro da comissão de justiça e paz, junta-se à nossa campanha através de um vídeo que concedeu à OMUNGA apelando ao executivo que respeite a vida humana.
O responsável repudia a construção da fábrica química em direcção a universidade jean-Piaget de Benguela numa zona habitacional da nossa senhora da graça. Para tal incumbiu ao estado a responsabilidade de proteger a vida humana e o meio ambiente.
Alegou ainda que apesar de gerar emprego a fábrica poderia ser erguida numa outra área e não ao lado das residências, sabendo que a província tem um espaço vasto.
“Faltou por um lado a consulta pública para aprovação conjunta em relação a edificação da fábrica numa zona habitacional os habitantes poderiam ser consultado antes da construção” asseverou Paulino Koteka.
Segundo Paulino Koteka a construção chegará a prejudicar a saúde pública, e o meio ambiente, desenvolvimento humano e futuras gerações. Deplorou que não deve prejudicar a vida das pessoas, mas sim proteger.
Graças à intervenção de todos os cidadãos, em especial os benguelenses, a campanha “NÃO À DESGRAÇA NA GRAÇA” vai continuar. Já conseguimos pequenas mas importantes vitórias, como o reconhecimento por parte do Ministério do Ambiente e do governador de Benguela, de que o processo foi viciado e cheio de atropelos. Já conseguimos a suspensão das obras, mas a nossa meta é FÁBRICA FORA!
Pelo direito à vida, respeito pela dignidade humana e pelo direito a um ambiente saudável e sustentável, vamos todos vestidos de negro, gritar nas ruas a 17 de Maio (dia da cidade de Benguela), das 10H00 às 14H00, com início no largo 1º de Maio (junto à UNTA) e término junto às obras da referida fábrica (junto ao ISP Jean-Piaget)
JUNTOS VENCEREMOS´
Subscreve e partilha o nosso manifesto