“SÓ TEREMOS AUTARQUIAS QUANDO TIVERMOS TODAS A CONDIÇÕES REUNIDAS”


Por: Fenícia Somo

A Omunga realizou a segunda edição do Quintas de Debate na última quinta-feira, dia 16 do corrente mês, na província de Benguela, no auditório do hotel M´Ombaka e teve como tema “A Visão Acadêmica, Política e Social Sobre o Poder Local em Angola”, tema este presidido pelo Sr. Israel Bonifácio, na qualidade de académico e membro do Comité Central do MPLA.

Foi durante o debate moderado pelo director executivo da Omunga, João Malavindele.
Quando é que teremos autarquias em Angola? o académico (Israel Bonifácio) respondeu categoricamente o seguinte: “só teremos autarquias quando tivermos em Angola todas as condições reunidas e estas condições são do ponto de vista legislativo, humano e de infraestruturas, acto contínuo, o ponto máximo da institucionalização das autarquias é efetivamente a questão legislativa porque não podemos instituir autarquias locais sem que nós tenhamos um guia e este guia é a lei.
 
A título de conclusão, o Dr. Bonifácio afirmou que as autarquias são bem-vindas, mas devem ser bem preparadas, e não podem ser vistas do ponto de vista político apenas, porque quando as autarquias forem implementadas todos deverão participar economicamente.
Por outro lado, os participantes do debate manifestaram as suas insatisfações com relação ao argumento apresentado pelo prelector justificando a não implementação das autarquias em Angola.
Esta edição contou com 73 participantes, lembrando que o Quintas de Debate tem por objectivo juntar diferentes visões sobre temas da actualidade como política, economia e sociedade, o mesmo tem o apoio da ARISA
 
Link: https://www.facebook.com/Omungaangola/videos/732736415093092

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.