ABERTURA DO II COLÓQUIO NACIONAL SOBRE DIREITOS HUMANOS E COMBATE À CORRUPÇÃO


 Realizou-se ontem 20 de abril o II Colóquio de carácter nacional sobre Direitos Humanos e Combate à Corrupção, na primeira instância os convidados foram blindados com uma atracção cultural com   o grupo teatral Cena Artes, após esse momento o Dr. João Malavindele fez a nota de boas-vindas e socialização dos objectivos do mesmo com os convidados,   a seguir o delegado de Justiça Celdo Ndovala que esteve a representar o Governador Provincial Luís Nunes, fez a nota de abertura do encontro, na sala de conferência do Escondidinho, rua Candido Reis, casanº 7/9, em Benguela.

Por : Vivalda Tupis

 Segundo o Dr. Celdo Ndovala, o Exmo. Governador Luís Nunes não pode fazer-se presente por imperativos da agenda, mas ainda assim transmitiu as suas calorosas saudações e agradeceu pelo convite. No decorrer do discurso o Sr. Ndovala,  falou sobre a importância da contribuição do colóquio para  a obtenção dos objectivos superiormente previstos. Porém, é vocação do estado responder e satisfazer os mais elevados nobres interesses da comunidade, pois é entorno dos quais que dispõe toda a sua acção e organização “A dignidade da Pessoa Humana é o seu maior desafio” frisou.

Apesar do homem ser a espécie apurada por ser dotado de razão, é também lamentavelmente o propenso a violar o direito natural e positivo, dessa forma no decurso  do tempo os valores morais decaíram ao ponto de ferir o valor  Jurídico Supremo e os Direitos Humanos, assim com o declame desses valores o amor ao próximo, o respeito pela propriedade alheia e do estado vê-se beliscada a missão do próprio executivo, que apesar das boas intenções e projecções não pode realizar o desejo do povo, tão-pouco garantir a sustentabilidade dos projectos e programas visados para o desenvolvimento da nação, e, para o seu desempenho tem de  contar com a intervenção do mesmo cidadão, realçou o Dr. Ndovala.

“Urge a necessidades de resgatarmos os nossos valores de origem” Para melhorar a qualidade de vida, para restituir a confiança das instituições públicas precisa-se adotar estratégias, para tal é necessário contar com todos, cada um na sua dimensão, condição e posição para juntos encontrarmos uma saída que nos beneficia a todos como nação.  “Nesse colóquio estamos para contar com as experiências pessoais e colectivas e olhar nas contribuições que nos valem nas estratégias de prevenção e combate à corrupção”, acrescentou.

Participam deste evento várias individualidades da província de Benguela, Luanda, Bengo e Namibe.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.