“NÃO TEMOS QUE ESPERAR UM ORÇAMENTO QUE VEM DA CIDADE CAPITAL PARA ATENDER AS NOSSAS NECESSIDADES BÁSICAS”


A Omunga realizou nesta quinta-feira a primeira fase do II Colóquio sobre Corrupção e Direitos Humanos, onde no segundo painel da actividade falou o Dr. Carlos Pacatolo sobre “Os Desafios Da Gestão Pública Num Sistema Administrativo Descentralizado” e afirmou que “É momento de se repensar no actual modelo de governação centralizado”, a mesma actividade sucedeu em Benguela, no espaço do restaurante Escondidinho.

Por: Herculana Carlos

Durante a exposição do tema supracitado, o Dr. Carlos Pacatolo destacou que os desafios da gestão pública se baseiam nos problemas ocorrentes nos nossos cotidianos que levam algum tempo para serem resolvidos, por isso há necessidade de descentralizar o poder, a fim de se minimizar a demanda da população angolana em geral.

Segundo o Dr., considerando as problemáticas sociais “A natureza das políticas das cidades obrigam-nos a pensar no modelo de gestação ou governação descentralizado para desfrutarmos das razões de eficiência e eficácia na resolução dos problemas de cada localidade”.

Na mesma senda, o prelector afirmou ainda que “as autarquias não são remédios para a resolução de todos os problemas da sociedade, mas são partes da solução destes problemas, especificamente dos mais básicos”.

Carlos Pacatolo reforçou ainda que, com a descentralização do poder e a implementação das autarquias os autarcas deverão prestar contas aos munícipes e poderão dar melhor atendimento às preocupações da população.

Dr. Carlos apelou para que se reflita com seriedade a questão da descentralização do poder para que se superem os desafios que são os problemas da população porque esta pode ser uma das formas para combater as preocupações colectivas.

De lembrar que esta actividade está a ser realizada no âmbito do projecto “Corrupção é Crime” e moderou este segundo painel, o Dr. Domingos Tchipilica Eduardo, partilhando o mesmo espaço de debate abordando a temática sobre “A Dimensão Ética Dos Magistrados Angolanos Na Luta Contra A Corrupção” o Dr. Albino Pakissi que contribuiu no tema acima mencionado dizendo que, a vontade política é gerada pela vontade da população, por isso apelou que se continuasse a exteriorizar a vontade do povo até estas serem atendidas.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.