O IMPACTO DA CORRUPÇÃO A NÍVEL SOCIAL E ECONÓMICO, DISCUTIDO COM OS ESTUDANTES DO CURSO MÉDIO DE GESTÃO EMPRESARIAL


O activista voluntário da Omunga, Antunes Cachama presidiu mais uma palestra que teve como tema “O IMPACTO DA CORRUPÇÃO A NÍVEL SOCIAL E ECONÓMICO”. O evento aconteceu no Instituto Médio Privado Poli disciplinar Santa Cruz-Lobito.

Aos estudantes participantes ao evento, Antunes Cachama fez saber  de três categorias de corrupção como a corrupção Legislativa, aquela que ocorre quando a obtenção de um cargo público é feito através de um partido político ou mesmo a obtenção de um favor indevido,  a corrupção Administrativa aquela que surge quando funcionários públicos aceitam subornos para ganhar um contrato de compra ou para evasão fiscal, e por último a corrupção Burocrática que ocorre quando um burocrata é pago para acelerar procedimentos normais, para apagar arquivos ou travar investigações para documentação de arquivos em tribunais.

Uma das Principais causas da corrupção no nosso país é pobreza, o desemprego, a inversão de valores, a fragilidade na prestação de serviços públicos…… Na escola, a corrupção pode ocorrer com a insuficiência de vagas”, disse Antunes.

O activista palestrante incentivou os estudantes do Instituto Médio Privado Poli disciplinar Santa Cruz a não terem medo de denunciar sempre que se deparassem com casos suspeitos de corrupção.

A palestra foi desenvolvida no âmbito do projecto Corrupção é crime financiado pela Misereor.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.