Realizou-se nesta terça feira, 3 de Setembro, no salão do Sindicato dos Trabalhadores do Município da Catumbela o primeiro dia da formação sobre transparência, boa governação e direitos humanos. O evento, que reuniu membros das organizações da sociedade civil da região e não só, foi marcado por discussões intensas e reflexões profundas sobre os desafios que o país enfrenta em termos transparência e boa Governação .
A sessão foi oficialmente aberta pelo Coordenador do Projecto TE L’EVANDO, João Malavindele, que destacou a importância do tema e deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, o prelector da formação, Ângelo Kapwatcha iniciou os trabalhos, enfatizando a abordagem interactiva que permitiria aos presentes compartilhar seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, assimilar as informações fornecidas pelo facilitador. Esta troca de saberes foi apontada como essencial para enriquecer a experiência dos participantes.
O facilitador introduziu o conceito de “análise de contexto”, destacando sua relevância como a avaliação do ambiente em que se opera, muitas vezes condicionado por factores externos que não podem ser controlados directamente.
O primeiro dia da formação foi considerado um sucesso, com os grupos identificando contextos, tendências, ameaças e propostas de trabalho para cada um dos temas abordados. As discussões sublinharam a importância de reforçar a transparência, promover uma governação mais inclusiva e garantir que os direitos humanos sejam respeitados em todas as esferas de actuação em Angola.
De lembrar que o projecto TE L´EVANDO tem o apoio da União Europeia através do projecto de Apoio à Sociedade Civil e Administração Local em Angola(PASCAL)