03.10.2016
QUINTAS DE DEBATE UM ESPAÇO DE CIDADANIA EM BENGUELA
A 5 de Setembro de 2008, realizaram-se as segundas eleições legislativas em Angola. As urnas deram a maioria ao MPLA, com mais de 80% dos votos.
O desequilíbrio político-partidário resultante e o novo figurino da Assembleia Nacional, trouxe grandes desafios à Sociedade Civil (SC) angolana.
Entender o que aconteceu naquelas eleições e o que deverá ser feito a partir de então para a consolidação de um verdadeiro processo democrático, obriga-nos a alargar o espaço de debate e de participação popular.
As instituições da SC devem assim, assumir-se perante o quadro político, incentivando a criatividade crítica, o diálogo, a abordagem honesta e actualizada.
Com a ideia de estimular o espaço de debate, o OMUNGA em colaboração com outras instituições da SC, decidiram levar a cabo um programa de debates consecutivos que teve o seu início a 13 de Novembro de 2008.
À laia de avaliação, a OMUNGA ouviu o Prata Kumi do Movimento Revolucionário de Benguela que considerou que o Quintas de Debate tem como objectivo “de conscientizar a cada dia o cidadão”.
Já Zeferino Kuvingua do Bloco Democrático em Benguela, considera que o Quintas de Debate “influencia bastante a opinião pública” em Benguela.
“Graças ao Quintas de Debate temos reflexão política aqui na província”, opinou Martins Domingos.