QUINTAS DE DEBATE UM ESPAÇO DE CIDADANIA EM BENGUELA


_dsc5020

03.10.2016

QUINTAS DE DEBATE UM ESPAÇO DE CIDADANIA EM BENGUELA

A 5 de Setembro de 2008, realizaram-se as segundas eleições legislativas em Angola. As urnas deram a maioria ao MPLA, com mais de 80% dos votos.

O desequilíbrio político-partidário resultante e o novo figurino da Assembleia Nacional, trouxe grandes desafios à Sociedade Civil (SC) angolana.

Entender o que aconteceu naquelas eleições e o que deverá ser feito a partir de então para a consolidação de um verdadeiro processo democrático, obriga-nos a alargar o espaço de debate e de participação popular.

As instituições da SC devem assim, assumir-se perante o quadro político, incentivando a criatividade crítica, o diálogo, a abordagem honesta e actualizada.

Com a ideia de estimular o espaço de debate, o OMUNGA em colaboração com outras instituições da SC, decidiram levar a cabo um programa de debates consecutivos que teve o seu início a 13 de Novembro de 2008.

À laia de avaliação, a OMUNGA ouviu o Prata Kumi do Movimento Revolucionário de Benguela que considerou que o Quintas de Debate tem como objectivo “de conscientizar a cada dia o cidadão”.

Já Zeferino Kuvingua do Bloco Democrático em Benguela, considera que o Quintas de Debate “influencia bastante a opinião pública” em Benguela.

“Graças ao Quintas de Debate temos reflexão política aqui na província”, opinou Martins Domingos.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.