DÁ UMA MÃO AOS MORADORES DE RUA (vídeo)


DÁ UMA MÃO AOS MORADORES DE RUA

Campanha de solidariedade desenvolvida elas crianças das oficinas de vídeo-jornalismo da OMUNGA

Lobito 08/08/2018

A OMUNGA tem como objectivo último a construção da Paz. Por isso todas as suas iniciaticas promovem a gestão e resolução de conflitos de forma pacífica. O pacifismo e a não-violência são valores primordiais para a nossa associação nas acções que desenvolve com comunidades de pessoas sem abrigo ou em conflitos de terras, imigrantes ou cidadãos em conflitos laborais, trabalhadores informais ou crianças e adolescentes das escolas primárias.

A solidariedade é um dos outros valores importantes defendidos pela OMUNGA  enquanto um dos pilares fundamentais da construção da Paz. A solidariedade desenvolve-se com o conhecimento e o reconhecimento da realidade, o conhecimento e o reconhecimento do outro enquanto ente possuidor de respeito e de dignidade.

Foi assim que a OMUNGA promoveu a visita das crianças das oficinas de vídeo-jornalismo a efectuarem visitas e entrevistas a cidadãos em situação de rua de diversas paradas do Lobito. Tal acção suscitou nas crianças o interesse de desenvolverem uma campanha de solidariedade. Assim surgiu “Dá Uma Mão Aos Moradores de Rua”.

Depois das crianças decidirem sobre o desenvolvimento de uma campanha de solidariedade, discutiu-se com elas o plano da campanha, os objectivos, os alvos, as mensagens, as metodologias, o calendário.

As crianças com a OMUNGA apresentaram e envolveram as direcções das escolas Mutu-ya-Kevela (Bº da Luz) e do Ngolo d’Areia, das quais parte das crianças são alunas e a soba do Bº S. Miguel, comunidade da qual as demais crianças da oficina também fazem parte. Assim fizeram a apresentação da referida campanha nessas escolas e nessa comunidade com explicação dos objectivos da campanha e com a projecção de pequenos vídeos com as entrevistas que efectuaram aos moradores de rua. Ao mesmo tempo envolveram os seus encarregados de educação.

Assim iniciou a campanha com a recolha de donativos junto às escolas e às comunidades onde se encontram nessas escolas. O programa prevê ainda encontro com as autoridades locais, a nível do município e entrevistas nos meios de comunicação social existentes na província para sensibilização e envolvimento da população em torno da campanha.

COLABORA!

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.