SAMBWANDJA PÕE FIM AO PROCESSO DE VOTAÇÃO EM BENGUELA


AMBWANDJA PÕE FIM AO PROCESSO DE VOTAÇÃO EM BENGUELA

Lobito, 28.06.2017

A 26 de Agosto, deu-se por terminado o período de votação das eleições de 2017 em Angola. Na província de Benguela, a aldeia de Sambwandja, na comuna do Chingongo, município do Balombo, foi uma dessas localidades onde o exercício do direito ao voto, ocorreu nesse dia. Possivelmente por tal motivo, a aldeia recebeu uma visita de uma delegação da CNE provincial e de jornalistas da TPA, TV Zimbu e Rádio Mais.

Esta pequena povoação fica a cerca de 45 km da sede municipal. Uma pequena parte deste percurso não permite a circulação de veículos automóveis. O acesso faz-se a pé ou de motorizada, como foi o nosso caso.

Uma equipa de observadores nacionais da OMUNGA, representando a Plataforma Elitoral da Sociedade Civil – Benguela (PESCB) e dentro da estratégina nacional do Observatório Nacional Eleitoral (ObEA), constituída por José Patrocínio e Prata Kumi, dirigiu-se logo pelo amanhecer a partir do Lobito para aquela localidade. A viagem de carro foi até à sede da comuna e daí, com o apoio de motorizadas de populares, deslocaram-se até Sambwandja.

O clima era bastante calmo. O material da Assembleia de voto (AV) 5076, conjuntamente com os membros da mesa de voto, foram transportados na tarde do dia anterior por helicóptero. Havia no exterior afixada a lista de eleitores que correspondiam a 100 cidadãos.

O facto que fez com que esta população não tivesse votado a 23 de Agosto, conforme o previsto, foi devido à colocação da AV ter sido colocada noutra localidade bastante distante da povoação onde era previsto, conforme explica o presidente da AV.

Isto fez com que a população tivesse andado de localidade em localidade sem êxito, conforme explica o soba e provocou ainda com que outros eleitores continuassem sem votar, pelo menos 6, já que as AV em que foram colocados não corresponderam com o local onde os mesmos fizeram a reatualização, conforme conta o soba.

A população correspondeu com a expectativa e com civismo, demonstrando um eevado grau de maturidade.

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.