Omunga facilita formação sobre Vídeo Participativo no ICRA em Luanda


Texto e Fotos: Luísa Nambalo

Luanda: Desde 2018 que a Omunga e o Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA) estabeleceram uma cooperação no âmbito de estágio curricular. Esta união já passa cerca de 2 anos, que são enviados para a Associação com sede em Benguela/ Lobito estudantes finalistas do curso de Comunicação Social, ligado a vertente de Jornalismo Comunitário.

Na última segunda-feira, 10 do mês em destaque, deslocou-se da Omunga do Lobito o especialista, Donaldo Sousa que também é fruto da formação de Vídeo Participativo dada pela associação, para o ICRA – Luanda, a fim de facilitar um seminário sobre: Vídeo Participativo na Redução e Prevenção de Problemas que afectam a Comunidade, com o objectivo de capacitar os estudantes finalistas, no sentido de estarem mais preparados e familiarizados com o trabalho e a instituição, que alguns deles terão o privilégio de realizar os seus estágios.


A formação decorreu numa metodologia de “troca de palavras” em que o formador não monopolizava a fala, expunha e ouvia as eventuais dúvidas que surgiam. O conteúdo esteve apresentado em “PowerPoint”, sendo lido pelos próprios estudantes.

Em entrevista e tendo em conta o que se verificou no decorrer da formação, os estudantes mostraram-se satisfeitos e curiosos em explorar a área de vídeo participativo. Na sua maioria alegaram nunca ter ouvido falar sobre o assunto, porém consideraram ser interessante e proveitoso, porque permite com que as pessoas exercitem o seu direito de cidadãos, visando assim denunciar os benefícios ou os problemas que afectam uma comunidade.

A Omunga trabalha directamente na área de Vídeo – participativo, por isso recebe estes estudantes para aplicarem aquilo que aprenderam dentro dos 4 anos de formação. Nesta actividade fizeram parte um total de 19 finalistas inscritos para o presente ano lectivo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.