OMUNGA REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO COVID-19 À MORADORES DE RUA


A Omunga no âmbito da luta para a prevenção e combate à propagação do Covid-19, realizou no dia 25 de Março uma campanha de sensibilização e distribuição de materiais de higiene aos moradores de rua a nível do município do Lobito.

Durante a actividade onde beneficiaram mais de trezentas pessoas entre homens, mulheres e crianças em situação de rua no município do Lobito, no total foram distribuídas 100 luvas, 100 máscaras, 200 quadras de sabão e boletins informativos sobre os cuidados a ter na prevenção e o combate da pandemia.

A Omunga apela às autoridades para que tenham maior atenção à situação de vulnerabilidade que afecta esta franja da sociedade, no sentido de dar maior dignidade às crianças e jovens em situação de rua, não só a nível do Lobito, mas em todo território nacional.

Importa realçar que o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China, e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, apenas em 1965, o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Os sintomas do Covid-19 se assemelham aos de uma gripe comum: febre, tosse, coriza (corrimento nasal), congestão nasal, cansaço, dor de garganta, diarreia. (https://nacoesunidas.org)

Não há tratamento específico, mas a pesquisa está em andamento. Na maioria das vezes, os sintomas desaparecem por conta própria e os especialistas aconselham a procurar atendimento precocemente.

A recomendação é para beber bastante líquido e ficar em repouso.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.