CAMPANHA SOMOS TODOS MIGRANTES
A OMUNGA na sua linha de promoção e defesa dos direitos humanos, está a implementar o projecto denominado “Documentos Para Todos” que visa contribuir para a construção de uma “comunidade global” baseada na solidariedade onde a autonomia dos Estados seja o garante do respeito pela dignidade humana e dos direitos humanos. Conta com o financiamento da União Europeia e com apoio da Christian Aid.
“Somos Todos Migrantes. Ninguém tem moradia fixa nesta terra”, afirmou o Papa Francisco. Esta mesma frase é reforçada pela Declaração Universal dos Direitos do homem de 1948, mormente no seu artigo 13º nº 1 e 2, na qual passamos a citar:
- Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
- Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.
Infelizmente os Estados africanos não demonstram ter qualquer compromisso em cumprir este desiderato, pelo contrário, preocupam-se em construir centros de detenção para os estrangeiros oriundos de países africanos e de outros continentes, delimitam as fronteiras dificultando a relação de amizade entre os povos ancestralmente ligados, criando um clima discriminatório para com os imigrantes. Precisamos mudar este quadro e devemos olhar sempre o migrante e o refugiado como um ser com potencial humano que contribui para o desenvolvimento de um país, e pacificação do continente.
É desta forma que a OMUNGA decidiu levar acabo a campanha “Todos Somos Migrantes”. Com o intuito de contribuir para o reconhecimento dos direitos dos imigrantes africanos em Angola.
Participe na campanha, produzindo um vídeo curto sobre a não descriminação contra os imigrantes e refugiados, escolhendo uma de entre várias frases abaixo.
- SOMOS TODOS MIGRANTES, NINGUÉM TEM MORADIA FIXA NESTA TERRA!
- OS MIGRANTES NÃO SÃO NÚMEROS, SÃO PESSOAS COM DIGNIDADE E DIREITOS!
- EU SOU MIGRANTE, TODOS SOMOS!
- SOU IMIGRANTE AFRICANO QUERO MAIS DIGNIDADE EM ANGOLA!
Todos por uma África acolhedora e harmoniosa para com os seus filhos e para com todos àqueles que escolheram o continente berço para viver, trabalhar e desenvolver.
João Malavindele
Director Executivo