NINGUÉM CONSEGUE DESPERTAR O PRESIDENTE DA REPÚBLICA?


A ministra da saúde bem como os seus secretários de estado acreditamos nós que vêm vindo a enganar o presidente da república, com atitudes que irão de certeza por em causa a presidência do presidente João Lourenço. Recentemente recebemos informações que os mesmos ordenaram os diretores dos hospitais provinciais e municipais a não permitirem a entrada dos médicos grevistas nas instalações dos hospitais, para que estes não fotografem as debilidades do sistema nacional de saúde campanha nacional do SINMEA. A minha pergunta é:

Até quando vamos esconder a realidade do sistema nacional de saúde, quem vai garantir os serviços mínimos se os médicos não entrarem nas instituições hospitalares. Até agora os médicos grevistas têm trabalhado, garantido os bancos de urgências , cuidados intensivos, cirurgias de urgências e hemodialises. Então se os mesmos não entrarem nos hospitais quem vai trabalhar.

A quantidade de dinheiro que o presidente da república disponibilizou para a saúde, se tivéssemos bons ministros, de certeza que o sistema nacional de saúde, daria passos significativos para a condição de saúde para a nossa população.

Quais são os objectivos destes gestores da saúde

Como num período pré eleitoral são capazes de tomar medidas são capazes de tomar medidas tão musculosas que poem causa, a integridade de uma classe, tão importante como a classe médica, com futuras repercussões para a população.

Estes gestores de saúde estão a infernizar a vida de médicos angolanos, mesmo não tendo conseguido trabalhar no sentido de termos um sistema de saúde melhor, que é a natureza exata dos descontentamento da classe médica.

Os mesmos vieram publicamente com inverdades afirmar, que ganharíamos mais de um milhão e trezentos kuanzas, quando não é verdade.

É desta forma que enganam o presidente da república. No entanto esqueceram de dizer que para chegar a este valor, os sacrificados médicos, terão de trabalhar como escravos, fazendo um banco de 24 horas a cada três dias mais oito horas de trabalho do dia seguinte, isto é 32 horas de trabalho a cada três dias. Se este dinheiro existe +porque não pagar os médicos, sem precisar escraviza-los. Com o dinheiro que o presidente disponibilizou a saúde deveriam organizar um bom sistema de saúde primários, uma vez melhorando o mesmo iria diminuir substancialmente o elevado índice de mortalidade no nosso país. Os nossos doentes morrem por falta do básico. É muito dinheiro que foi atribuído a saúde e este presidente não merecia isso. Acreditamos que estão a leva-lo num caminho tortuoso. Mais quem aconselha o presidente da república que não são capazes de o alertar? Durante a permanência da dra. Sílvia lutukuta, tivemos situações em que num país normal já seria exonerada. Cito algumas:

Rotura de fármacos para paciente com insuficiência renal crónica, levando a morte de muitos doentes.

Rotura de fármacos para malaria num país em que é a principal causa de mortalidade

Rotura de fármacos para a tuberculose num país onde temos muitos doentes com tuberculose, aumento o surgimento de pacientes multi drogas resistente e mortes.

Os grandes hospitais em detrimentos dos centros de saúde nas comunidades não reduzem o índice de mortalidade no país.

Quem aconselha o presidente da república meu Deus.

Será que foi o presidente república que ordenou a ministra da Saúde e do trabalho a cortes de salários nos até a bem pouco tempo nos heróis? Recuso-me a acreditar.

Como podemos ter num ministério tão sensível como o da saúde, pessoas com tamanha insensibilidade, levando consigo uma nação.

Onde é que o sindicato dos médicos de angola está errado? Ninguém consegue aconselhar o presidente da república?

 Adriano Manuel

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.