O 2º DIA DO PRIMEIRO COLÓQUIO SOBRE A CORRUPÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS TAMBÉM FOI MUITO PROVEITOSO E PRODUTIVO


22/04/2022

Hoje tivemos 3 painéis:

No primeiro, discutimos em torno do tema sobre “O papel da comunicação social no combate à corrupção” e como facilitadora a jornalista Maria Luísa Rogério nos encheu de conhecimentos e experiências sobre o real papel do jornalista na sociedade e os princípios éticos que devem ser levandos em consideração durante o exercício da actividade.

No segundo Painel abordamos sobre dois temas: o primeiro foi facilitado pelo senhor Tino Camarda, coordenador do Instituto Canadense para Pesquisas Avançadas (CIFAR), onde partilhou a Exepriência da sua organização em matéria de recuperação de ativos ao nível internacional;

No segundo tema deste painel, abordamos sobre as “Experiências em matéria de recuperação de ativos em Angola: Rultados” e foi facilitado pelo penalista Benja Satula, dotado de uma série de conhecimentos e experiências em direito penal, o jurista fez uma Caracterização do quadro jurídico angolano sobre os casos de corrupção desde 1986 até a data presente; Fez um enquadramento legal sobre o repatriamento de capitais bem como as dificuldades e barreiras encontradas na referida lei constatadas nos processos levados a cabo actualmente.

No terceiro painel abordamos sobre a experiências das ONGs em Matéria de Combate à Corrupção e contou com a apresentação da Omunga, representada pelo activista Gabriel Romeu; AJPD, representada pelo seu director Executivo, Serra Bango; Associação Mãos Livres, representada pelo seu Presidente, Dr. Guilherme Firmino Neves.

No decorrer das actividades, tivemos boa música na voz do artista Agostinho Sanjambela e Spoken Word nas belas vozes das artistas Joice Zau e Lukanda Silveira.

Amanhã, 23 de Abril será o terceiro e último dia do 1º colóquio sobre a corrupção e os direitos humanos e a partir das 8h30 no Centro Dom Armando Amaral dos Santos, junto à capela Nossa Senhora dos Navegantes (local onde tem ocorrido as ordenações sacerdotais), o dr. Sérgio Raimundo vai partilhar com os presentes as suas experiências sobre “O Combate à Corrupção, Direito à boa Imagem e a Presunção de inocência”.

Contamos Consigo

#Omunga

#Corrupção_é_crime

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.