“JOVENS DE BENGUELA ENCARAM IMPLEMENTAÇÃO DAS AUTARQUIAS LOCAIS COMO REFÚGIO”


Durante o debate comunitário que ocorreu no município da Catumbela em Benguela, na sexta-feira passada (4), os jovens consideraram as autarquias locais como o meio para o desenvolvimento das comunidades.

Por: Ana Simão da Conceição, Estagiária de Comunicação Social

O debate foi realizado no município da Catumbela e teve como tema “Autarquias Locais”, onde vários jovens apontaram o poder local, como sendo o meio mais eficaz para o desenvolvimento das comunidades e para a descentralização do poder.

Durante o debate a palestrante Florence Kapita salientou que “actualmente nós temos uma democracia representativa ao invés de participativa, pois o povo, simplesmente tem elegido o presidente da república, e o representante da nação, nomeia o governador, e este por sua vez nomeia os administradores municipais. muitas vezes ao se nomear os nossos representantes, não se faz pensando nas comunidades, mas faz-se simplesmente para satisfazer os caprichos do governo.” disse.

“Razão pela qual, temos vistos vários casos de representantes de uma determinada localidade, mas este por sua vez, não habitam naquelas regiões, e como consequência, acabam não conhecendo os problemas, as necessidades e os anseios do povo.” acrescentou a facilitadora.

Este debate comunitário foi realizado pela Omunga, no âmbito do seu projecto Autarquia e Cidadania.

A actividade contou com a participação de ,18 participantes que mostraram grande satisfação com a realização do debate, e apelaram para que se criem mais debates comunitário com temas do género.
Este debate comunitário foi realizado pela Omunga, no âmbito do seu projecto Autarquia e Cidadania.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.