NOTA PÚBLICA – OMUNGA CONDENA NOVAMENTE A GUERRA ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA


 

NOTA PÚBLICA – OMUNGA CONDENA NOVAMENTE A GUERRA ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA

É sempre bom acordar e celebrar mais uma data especial: o aniversário de uma pessoa querida, o alcance de um acordo de paz, a materialização e o respeito pelos Direitos Humanos, etc. Várias são as razões que nos podem encher de orgulho ao celebrar mais um aniversário.

Infelizmente, hoje faz mais um ano, mas não pra celebrarmos e sim pra chorarmos, tudo porque as razões não são das melhores. Faz hoje, 24 de Fevereiro, 1 ano desde que eclodiu o conflito Rússia / Ucrânia, colocando em cheque todo esforço feito aquando da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1945, onde várias nações comprometeram-se em construir um mundo de paz, respeito entre Estados e solidariedade internacional.

Lamentavelmente, passado hoje 1 ano, tudo o que se pode vislumbrar é um conjunto de vidas destruídas, incluindo crianças com um futuro incerto, jovens desorientados, mulheres desesperadas e idosos sem o merecido descanso, bem como um certo abrandar da economia, pois os recursos que deviam ser aí canalizados, estão sendo usados em materiais bélicos que consomem vidas.

Este adormecer da economia, ressente-se um pouco por todo mundo.

A OMUNGA enquanto organização voltada para os Direitos Humanos continua a condenar “soluções” resolvidas por meio da força, ao mesmo tempo que apela às principais partes beligerantes a tomarem o mais rápido possível os assentos e na base da diplomacia, negociar e não mais sacrificar a vida de civis indefesos.    

A guerra não tem cor, raça ou religião, não respeita os Direitos e Liberdades Fundamentals dos cidadãos, a maior conquista da humanidade em países democráticos. 

É com muita tristeza que hoje estes Direitos continuam ainda sendo ignorados por uma classe política ávida de poder e mais poder, em quase todo mundo, apesar dos discursos bonitos proferidos nas diferentes cadeias televisivas internacionais. 

A humanidade não precisa de uma terceira guerra mundial, pois já bastam os conflitos que precisamos travar com a “mãe natureza:  fomes, seca, terremotos, cheias, etc., estes sim, são desafios que merecem toda a nossa atenção, aguçando os nossos cérebros no sentido de se preservar a humanidade. No mundo de hoje, não devia haver espaço para seres humanos apontarem armas para outros seres humanos. É a todos os níveis reprováveis.

Apelamos à ONU e demais instituições internacionais a travarem o desaparecimento físico de mais pessoas por meio da guerra, seja em qualquer canto deste planeta.

Por outro lado, sugerimos a criação de uma comissão multissetorial envolvendo a sociedade civil dos dois países em conflito, de modo a participarem no processo de construção do caminho para a Paz.

@abaixo à guerra.

@viva os Direitos Humanos.

@viva à construção da paz.

                                                                                       

OMUNGA, 24 de Fevereiro de 2023.

 

João Malavindele Manuel

 Director Executivo

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.