A Omunga realizou na passada quinta feira (06) do mês corrente, mais um edição do quintas de debate que teve como tema “os principais desafios e oportunidades do estado de direito e democrático” cujo orador foi o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior. O evento teve lugar no centro católico Dom Armando Amaral dos Santos, em Benguela.
Foi durante o debate que Adalberto Costa Júnior disse que a democracia abraça séries de princípios que orientam a actuação dos governos para que estes garantam as liberdades e cumpram a vontade geral do povo. Ainda na sua locução, o também conselheiro da república afirmou que na democracia todas as decisões políticas devem estar em conformidade ao desejo do povo.
Na mesma linha de pensamento sobre a democracia, Adalberto Costa Júnior disse que em Angola existe um regime completamente atípico e com isto é urgente fazer a revisão da constituição da república para para se acabar com sistema anti-democrático.
O presidente da UNITA, recitou que um sistema político é democrático desde que sejam respeitados os princípios que protegem a liberdade humana e baseado no governo da maioria, associando ao direitos individuais, das minorias e a existência de uma pluralidade de partidos e de organizações da sociedade civil.
“ Umas das funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fudamentais com as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal aos cidadãos , e as oportunidades de participação na vida política, econômica e cultural da sociedade...”, disse o orador.