OMUNGA IMPEDIDA DE DIALOGAR COM AS COMUNIDADES NO MUNICÍPIO DO BOCOIO


Tomando em conta a importância da capacitação das comunidades sobre as autarquias locais, uma equipa da OMUNGA liderada pelo coordenador de programas Gabriel Romeu, Livulu Prata, Alberto César, Donaldo Sousa e Domingos Mário, dirigiu-se no dia 14 de Julho ao Município do Bocoio, comuna do Cubal do Lumbo, aldeia da Balança, com o objetivo de dialogar com as comunidades locais relativamente à importância das autarquias locais, no âmbito do projecto financiado pelo Instituto Republicano Internacional.

Feitos os contactos prévios com os cidadãos e a soba da aldeia, fomos muito bem recebidos e ficou acordado que a comunidade seria mobilizada para o dia 15, isto é, sábado pelas 8h00.

Assim sendo, no dia combinado, a equipa fez-se presente no local pelas 7h30, sendo recebidos pela soba e demais membros da comunidade, que por sua vez, solicitou novamente que voltássemos a apresentar-nos bem como partilhar os objectivos do encontro.

Feito isto e apesar do contacto prévio que havia sido feito no dia anterior, a soba disse que a actividade só seria possível com uma autorização da Administração Municipal e a Administração Comunal respectivamente, invalidando tudo o que já havia sido feito em termos de contacto.

Não obstante, começou a criar-se ao redor um clima hostil contra a equipa da OMUNGA proferindo palavras de ódio e de conotação político-partidária.

Assim sendo, tivemos de nos retirar do local para evitar que situações piores pudessem acontecer.

Temos a lamentar a situação ocorrida hoje no município do Bocoio, mas é um comportamento típico sobretudo nos municípios do interior, pelo que continuaremos a trabalhar junto destas comunidades no sentido de inverter o quadro.

A OMUNGA entende que o debate sobre as autarquias deve abranger as áreas mais recônditas pelo nível de desinformação aí existente pelo que encoraja as autoridades a não politizarem o assunto ao ponto de constituir ameaça um diálogo franco e aberto e encoraja a juventude a adoptar uma postura cívica que visa a edificação de um Estado Democrático e de Direito.

Lobito, 15 de Julho de 2023

   Director Executivo

    João Malavindele

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.