NOTA PÚBLICA SOBRE OS ACTOS DE INTOLERÂNCIA POLÍTICA QUE TIVERAM LUGAR NA PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO


Foi com elevada preocupação que a OMUNGA tomou conhecimento através das redes sociais sobre os actos de intolerância política na província do Cuando Cubango, concretamente, no município do Cuito Cuanavale, onde na manhã do dia 12 de abril de 2024, a caravana dos deputados do Grupo Parlamentar da UNITA foi atacada por um grupo de cidadãos usando objectos contundentes, provocando ferimentos à (10) pessoas e (4) deles levados gravemente ao hospital, ainda no local se verificou a danificação das viaturas que transportava os deputados e outros membros da caravana. 

Na sequência do ocorrido, o Comando Provincial da Polícia no Cuando Cubango fez sair um comunicado de imprensa no mesmo dia, onde confirma os actos de violência perpetrado por um grupo de cidadãos, enfatizando de igual modo a pronta intervenção da policia nacional, evitando assim mal maiores; no mesmo comunicado informa também que não houve registo de perda humana, ou seja, não houve mortes neste confronto, contrariando as informações postas a circular nas redes sociais.

É com muita pena que assistimos este cenário, logo em abril, o mês da Paz e da reconciliação nacional. São 22 anos de paz, deveria significar a convivência pacífica entre os angolanos, respeito pela diferença e bem como o respeito pelas instituições.

De certa forma, é mister reconhecer que os acontecimentos do dia 12 no Cuando Cubango, é prova inequívoca de que os angolanos ainda não estão reconciliados, apesar de tantas tentativas que de certa forma incentivaram o caminho da reconciliação nacional, urge a necessidade de trabalharmos todos na cultura de paz entre os angolanos. Chegou o momento de construirmos um verdadeiro Estado de Democrático e Direito.

O nosso apelo vai para as lideranças políticas no sentido de manterem uma postura de convivência pacífica ao contrário dos discursos musculados que só nos envergonha como país, para além de não acrescentar nada no processo de reconciliação nacional  

A OMUNGA manifesta a sua solidariedade para com as vítimas deste nefasto acontecimento e condena veementemente os actos de violência motivada por espectro de intolerância política. Assim sendo, encorajamos a Polícia Nacional no sentido de continuar com o processo de investigação no intuito de encontrar os culpados e entregá-los à justiça. 

Lobito aos 14 de abril de 2024

João Malavindele 

Director Executivo    

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *