NECESSIDADE URGENTE DE APOIO AOS SINISTRADOS DE 2015, NOS CABRAIS (vídeos)


dscn0097

25.10.2016

NECESSIDADE URGENTE DE APOIO AOS SINISTRADOS DE 2015, NOS CABRAIS (vídeos)

Mais de 500 famílias dos municípios da Catumbela e Lobito foram afectadas pelo incidente das chuvas de 11 de Março de 2015. Entretanto, 375 famílias seriam contempladas no processo de reassentamento no centro de acolhimento provisório do Kamulingue, situado a mais de 10 km do centro da cidade do Lobito. Com a previsão de uma estadia de 4 meses naquele centro, 6 meses depois, as populações são transladadas para a zona dos Cabrais (a mais de 20 Km do Lobito), o lugar identificado pelo governo provincial de Benguela onde deveriam ser erguidas as residências definitivas dos populares afectados eselecionados.

A 19 de Outubro, as associações AJS, CRB e OMUNGA organizaram um encontro com as comunidades locais para auscultação das principais dificuldades que enfrentam. O acesso à água foi claramente o assunto mais levantado, para além da falta de habitação, provocada pelo facto das obras de construção das residências estarem paralisadas já há algum tempo e por isso continuarem a viver em tendas degradadas.

Por outro lado, em resposta a esta iniciativa, a Administração Municipal da Catumbela decidiu acompanhar o referido encontro. A população chamou à atenção para o abandono a que foram atirados e apela ao governo por acções concretas

Vídeos e fotografia de Domingos Mário

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.