25.10.2016
NECESSIDADE URGENTE DE APOIO AOS SINISTRADOS DE 2015, NOS CABRAIS (vídeos)
Mais de 500 famílias dos municípios da Catumbela e Lobito foram afectadas pelo incidente das chuvas de 11 de Março de 2015. Entretanto, 375 famílias seriam contempladas no processo de reassentamento no centro de acolhimento provisório do Kamulingue, situado a mais de 10 km do centro da cidade do Lobito. Com a previsão de uma estadia de 4 meses naquele centro, 6 meses depois, as populações são transladadas para a zona dos Cabrais (a mais de 20 Km do Lobito), o lugar identificado pelo governo provincial de Benguela onde deveriam ser erguidas as residências definitivas dos populares afectados eselecionados.
A 19 de Outubro, as associações AJS, CRB e OMUNGA organizaram um encontro com as comunidades locais para auscultação das principais dificuldades que enfrentam. O acesso à água foi claramente o assunto mais levantado, para além da falta de habitação, provocada pelo facto das obras de construção das residências estarem paralisadas já há algum tempo e por isso continuarem a viver em tendas degradadas.
Por outro lado, em resposta a esta iniciativa, a Administração Municipal da Catumbela decidiu acompanhar o referido encontro. A população chamou à atenção para o abandono a que foram atirados e apela ao governo por acções concretas
Vídeos e fotografia de Domingos Mário