CAMPANHA: 19 DIAS DE ACTIVISMO ENCERROU COM PALESTRA E ACTIVIDADES RECREATIVAS


19 DIAS DE ATIVISMO DE PREVENÇÃO DO ABUSO CONTRA A CRIANÇA ENCERROU HOJE  .

Texto: Donaldo Sousa

Todos os anos, a OMUNGA envolve-se na campanha internacional de prevenção e combate do abuso e violência contra a criança e adolescente. Este ano a actividade foi encerrada na comunidade do São Miguel, e contou com presença de algumas instituições governamentais e autoridades tradicional daquela zona  nomeadamente o MINARS, INAC e a Soba da zona-3 Genoveva Kwayela .

A actividade contou com um momento de palestra sobre a campanha e o momento cultural. Durante a palestra, a representante do gabinete da acção social familia e igualdade do gênero em Benguela Teresa Caculo no seu discurso começou por enfatizar as principais violências muito comuns da nossa sociedade, viloência física e psicologica, Teresa Caculo defende também que infelizmente ainda existe em Angola muita discriminação por parte dos adultos mas que é um caso que pode ser combatido.

Para a representante da direcção provincial do INAC em Benguela Maria Serviço que também testemunhou o certame declara que a violência contra a criança é uma realidade e que é de extrema importância os adultos passarem a mensagem sobre os seu direitos e deveres e não desvalorizar aquilo que são os desafios da própria sociedades ou comunidade.

Teatro , dança,música , e poesia dominaram então o encerramento da campannha dos 19 dias de ativismo para a prevenção da violência contra a criança e adolescente no Bairro do São Miguel no Lobito e contou com a presença de mais de 150 crianças. A campanha decorreu de 1 a 19 de Novembro e é uma iniciativa da Women’s World Summit Foundation e neste ano, a OMUNGA desenvolve a campanha também em parceria com a Secção Municipal da Educação, Delegação Provincial da acção social e igualdade do género e Direcção Provincial do INAC.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.