ALUNOS DA ESCOLA 27 DE MARÇO PRODUZEM JORNAL MURAL ESCOLAR


Texto de: Maravilha de Almeida, estagiária de comunicação social

Os Alunos da 3ª e 4ª classe da Escola 27 de Março no Lobito, que frequentam as oficinas de vídeo jornalismo produziram nos dias 22 e 24, o jornal mural da sua escola, com o objectivo de passar informações relevantes e úteis sobre a escola e também sobre alguns conteúdos das acções que têm desenvolvido no âmbito das oficinas

 Na criação do jornal, as crianças puderam trabalhar em equipe fazendo trabalhos em grupos, umas cuidando dos desenhos e outras cuidando da organização dos conteúdos o que permitiu uma convivência harmoniosa entre elas.

O Jornal mural contou com diversos temas, como redações sobre a escola 27 de Março onde as crianças descreveram a escola e os problemas que afectam a mesma, abordaram inclusive sobre o bairro 27 de Março onde trouxeram em causa a falta de água na localidade como uma problemática que mais preocupa os moradores e a falta de Energia elétrica.

Também abordaram sobre corrupção no quotidiano infantil onde a definiram como um acto de roubar, mentir e desrespeitar os professores. Dentro do assunto os alunos falaram ainda da consequência e o que fazer para combater a corrupção.

No desenrolar do Jornal as crianças ainda puderam falar sobre a visita que fizeram recentemente no escritório da Omunga onde conheceram a estrutura Organizacional da Associação.

A exposição contou com muita cultura pois as crianças fizeram questão de anexar fotos, fizeram desenhos, escreveram poemas e canções.

No dia 25 do mês em curso a escola 27 de Março completou mais um aniversário, os alunos da oficina de jornalismo aproveitaram a celebração para apresentarem o jornal mural aos demais colegas e aos professores.

As crianças fizeram questão de explicarem detalhadamente cada tema que compõe o jornal para que os seus colegas pudessem compreender.

No final da apresentação os colegas que acompanharam a exposição puderem perceber sobre os assuntos e agradeceram bastante pois ficaram entusiasmados com o jornal.

Os professores ficaram também satisfeitos com a apresentação e agradeceram a Omunga pela iniciativa e por cativar as crianças à abordarem sobre assuntos bastante pertinentes como o do combate à corrupção.

Os alunos da oficina ficaram muito alegres com a realização do jornal mural porque é a primeira vez eles produzirem um jornal mural.

As oficinas são um meio de interação entre os professores, alunos, encarregados de Educação e comunidades, por intermédio das actividades extra escolares, promovendo capacidade de liderança, crítica criativa, investigação, trabalho em equipe e convivência harmoniosa no seio das crianças.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.