“UMA PESSOA SEM CULTURA É UMA PESSOA SEM IDENTIDADE”


Por: Vivalda Tunga

OMUNGA realizou mais uma edição dos Quintas de Debates, no dia 04 do corrente mês, tendo como orador o Dr. Makuta Nkondo, no Hotel Mombaka, em Benguela.

        Dr. Makuta Nkondo, Politólogo e Jornalista, abordou sobre o tema “A cultura Bantu na perspectiva do poder local em Angola”. O orador, fez uma breve introdução sobre o contexto das línguas nacionais, segundo o Dr. Makuta, “no caso de Angola, as únicas línguas verdadeiramente angolanas são; o Ovimbundu falado no Centro-Sul e o Kimbundu, todas as outras línguas são transfronteiriças, como o Kikongo que é falado em Angola, na República Democrática do Kongo (RDC), no Congo Brazzaville e Gabão” etc. O mesmo trouxe uma abordagem muito ampla e directa sobre o tema referido.

    Apesar de ser um tema específico tocou-se em vários outros aspectos interligados ao tema. O debate contou com a participação de um número considerável de pessoas, houve momentos de perguntas e respostas e contributos bastante importantes e inovadores para o desenvolvimento da cultura angolana.

Dr. Makuta Nkondo, terminou a sua abordagem dizendo, “cuidado com a cultura, não se pode brincar com a cultura, porque é a nossa identidade. Uma pessoa sem cultura é uma pessoa sem identidade”.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.