Os jornalistas do canal online denominado Benguela7 viram suas contas da rede social (facebook) banidas ontem quinta-feira, 31 de agosto de forma simultânea.
De acordo com a nota que chegou à redação da Omunga, os signatários acusam esta actitude como o acto de banir definitivamente o acesso a página do Benguela7 no facebook, facto que foram impedidos de efectuar quaisquer publicações e factos de interesse público aos internautas. Ainda na mesma nota, os jornalistas dizem serem alvos de uma suposta perseguição e de rastreio das suas contas da rede social (facebook).
Eis a nota:
NOTA DE REPÚDIO CONTRA PERSEGUIÇÃO E RASTREIO DAS CONTASNO FACEBOOK DOS JORNALISTAS AO SERVIÇO DO BENGUELA7
É garantida a liberdade de imprensa nos termos da Constituição e da Lei no seu Artigo
6°, do Pacote Legislativo da Comunicação Social angolana.
O exercício da liberdade de imprensa deve assegurar informação ampla e isenta, o pluralismo democrático, a não discriminação e o respeito pelo interesse público.
O canal online de informação denominado Benguela7, serve-se da presente nota para tornar público suas mais sérias preocupações com o quadro de segurança física e digital dos seus profissionais, que viram as suas contas da rede social (Facebook) banidas nesta quinta-feira, 31 de Agosto de 2023 de forma simultânea.
Importa realçar que, de acordo ao nosso entendimento, o objectico desta atitude é banir definitivamente o acesso a página do Benguela7 no facebook, para tal, vimo-nos impedidos de efectuar quaisquer publicações e factos de interesse público aos nossos internautas.
E servimo-nos desta nota, no sentido de alertar a comunidade nacional e internacional sobre os factos registrados pelos jornalistas do canal Tv B7, na manhã de quinta-feira.
Para terminar, manifestamos a nossa preocupação pela forma como a liberdade de imprensa no nosso país tem sido combatido por pessoas ou instituições não identificadas.
Reiterar que, o Benguela7 continuará firme e convicto nos seus ideias de continuar a defender uma governação transparente, liberdade de imprensa e de expressão, denunciar violações de direitos humanos, crimes ambientais e promover uma sociedade justa e digna para todos.
Benguela, aos 31 de Agosto de 2023
Os signatários
Em nome dos jornalistas, internautas, amigos e parceiros do nosso canal, subscrevemos:
Augusto Manuel-Director Geral
Celestino Tchivela-Director Adjunto
Daniel Vasconcelos-Chefe de Produção e Conteúdos
António Mariano-Chefe de Marketing
Belchior Chicomo-Correspondente na Província da Huila
