CIDADÃOS REFUGIADOS AFRICANOS EM ANGOLA COM NOVO COORDENADOR GERAL


No universo de mais de cinquenta mil cidadãos refugiados, residentes em Angola, somente seiscentos e setenta e quatro foram ontem, 27 de Outubro, às urnas, eleger o novo coordenador geral, bem como, o líder da comunidade da RDC.

Segundo depoimento de um dos cidadãos, a fraca comparência justifica-se porque até ao momento  encontram-se insatisfeitos e sem esperança diante das condições que vivem. A problemática da “documentação” é o que mais os preocupa.

As eleições ocorreram unicamente na capital do país por ser o espaço que mais alberga os cidadãos refugiados, desde congoleses, guineenses, marfinenses, mauritanos, somalis, sudaneses, eritreus, malianos, gambianos, Rwandenses e burundienses.

As mesmas, decorreram simultaneamente em duas localidades, uma no município do Kilamba-Kiaxi, no centro de refugiados do bairro Popular e outra em Viana-Sanzala.

Para o cargo de coordenador geral, o processo contou com três concorrentes, sendo que, dois da República Democrática do Congo e um do Sudão.  Kalilu Ibrahim, do Sudão, foi o segundo candidato da lista, vencendo com o maior número de votação diante dos dois concorrentes da RDC, com 572 voltos.

O primeiro candidato, Kazembe Naweji perdeu com 41, já o último, Kalolekezo Malangi ficou com 20 pontos. 41 dos boletins de votos foram considerados nulos.

Na categoria de líder da comunidade da RDC, venceu Liloli Kawani com 32 votos e com 22 votos perdeu o candidato Mahamba Jean, pelo que,  7 dos votos foram tidos como nulos.

Como observadores externos desse acto, estavam presentes representantes da Administração Local, Ministério da Justiça e Direitos Humanos, Polícia Nacional e Diplomática, SME, ACNUR, JRS, CEPAMI e Omunga.

Kalilu Ibrahim substituiu o então coordenador cessante, serra-leonense, Baba Njai que liderou, dois anos e aproximadamente oito meses.

Por: Luísa Nambalo

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.